Educador/a de Infância

Creche YMCA, Rua Mormugão, Setúbal, Portugal

Tipo de contrato

Sem termo

Objetivos da função

Contribuir para o bem-estar físico e psicológico da criança, potenciando o seu desenvolvimento integral, utilizando metodologias adequadas para uma intervenção educativa de qualidade. Colaborar com a família de forma a permitir a conciliação da vida profissional com a familiar, numa partilha de cuidados e responsabilidades.

Acompanhar e supervisionar o desenvolvimento de atividades pedagógicas com crianças.
Relacionar-se de forma funcional e adequada à faixa etárias das crianças, mantendo também uma relação comunicacional ativa de confiança e construtiva com as respetivas famílias.
Integrar equipas multidisciplinares com funções orientadas para o apoio à infância e articular toda a atividade e planificação com a restante equipa de sala.
Acompanhar e supervisionar o desenvolvimento de atividades pedagógicas com crianças.
Promover o bem-estar global e a formação pessoal e social das crianças.
Planificar e desenvolver atividades pedagógicas, lúdicas, extracurriculares e de tempos livres especialmente orientadas para o desenvolvimento integral da criança, com periodicidade, diária, semanal, mensal e anual.
Conceber, produzir e desenvolver recursos educativos de apoio à infância.
Programar e implementar a aplicação de técnicas e metodologias que envolvam as linguagens artísticas enquanto ferramentas para a intervenção.
Planear, implementar e avaliar projetos educativos e/ou colaborar na sua dinamização.
Criar processos de adaptação e vínculo das crianças, promovendo a sua responsabilidade, autonomia e participação.
Coordenar a divisão de tarefas juntamente com a auxiliar.
Apoiar as crianças durante as refeições (almoço e lanche) de acordo com as suas necessidades.
Promover e desenvolver hábitos de higiene.
Prestar cuidados de higiene pessoal às crianças e auxiliá-las nestas tarefas e a vestirem­-se, de acordo com a idade e estado de desenvolvimento de cada uma.
Apoiar as crianças no momento diário do sono, após a refeição (almoço).
Envolver os restantes profissionais e a família nas atividades no sentido de promover uma intervenção mais adequada a cada criança.
Avaliar periodicamente o desenvolvimento global da criança, quer individualmente quer em grupo.
Elaborar, organizar e atualizar regularmente os processos individuais das crianças, tanto em suporte informático (Educabiz) como em registo físico (dossier individual).
Promover e dirigir reuniões periódicas com os pais e encarregados de educação.
Zelar pela segurança e organização do local onde as crianças se encontram, bem como, dos brinquedos e outros materiais utilizados.
Participar em reuniões periódicas com a coordenação, educadoras e demais colaboradoras das valências envolvidos no trabalho com as crianças.
Planear e dirigir atividades das crianças no exterior (nomeadamente visitas de estudo), garantindo a sua pertinência pedagógica e a segurança das crianças.
Supervisionar o trabalho da/o auxiliar que trabalha no âmbito da sala de aula.
Informar escrita e verbalmente os encarregados de educação e/ou o/a Educador/a de Infância sobre o relatório diário da criança (ex. sono, alimentação, humor, higiene, etc.).

Requisitos

Mestrado em educacao basica

Trabalhar na YMCA

Na YMCA, estamos empenhados em transformar o modo como olhas para os herois e heroinas. 🎉 Esforçamo-nos por melhorar a forma como as crianças e jovens estão a ser guiadas no seu projeto de vida, concentrando-nos em experiências espantosas e tornando as aprendizagens divertidas e inovadoras. 2020 tem sido um ano incrível para a YMCA.

Com 178 anos estamos longe de estar acabados 🚀

​O nosso mote é "Empowering Young People." 👊🏽

Trabalharás com uma equipa jovem e motivada para o nosso foco principal! 👨👩👧👦