STEM & Art para empoderar

Aplicar conhecimentos, desenvolver habilidades e valorizar talentos

Workshops como meios ricos de aprendizagem

Expor, explicar e testar não bastam mais para que as crianças evoluam no processo de instrução e, uma vez dotadas dos conhecimentos e das suas aplicações, trilhem o seu percurso de vida com confiança e autonomia. Por outro lado, as dificuldades com os conteúdos escolares, as notas insuficientes no Ensino e as suas implicações futuras fazem bem parte do mundo real.  

Como fazer para que os conteúdos de ciências naturais, de matemática e da língua portuguesa, tendo em conta ainda a transversalidade imperativa das tecnologias, passem, no tempo de um workshop, a ser utilizados como recursos úteis e atraentes para a conceção de projetos temáticos, a solução de problemas concretos e o desenvolvimento de características pessoais úteis para a vida adulta? 

(Muito longa a frase ? O tempo de investimento para superar o desafio também !)  

 

Atenta ao que podem aportar as práticas da educação contemporânea e as mais-valias do ensino tradicional, a YMCA Setúbal propõe como atividade em seus CATLs os Workshops STEM & Art que têm por base cinco objetivos em comum :

1- Aprender a colaborar

Mais do que trabalhar em grupo, perceber que combinar as competências e as habilidade faz a diferença , e a alteridade é, portanto, um trunfo.

2 - Apurar a expressão

Exercitar o pensamento, a reflexão e a compreensão para melhor propor, demonstrar, discutir e decidir. 

3 - Ver a teoria como ferramenta

Servir-se dos conteúdos para resolver questões práticas e conseguir pouco a pouco transformar conhecimento em saber fazer (know how) e em saber porquê (know why). 

4 - Desenvolver a visão de projeto

Estruturar o trabalho em etapas e entender que cada uma impacta a qualidade das soluções e dos produtos. 

5 - Avaliar e ser avaliado​

Saber como participar de uma avaliação para melhorar coletivamente o que se faz e como aproveitar as avaliações recebidas para ultrapassar as suas marcas.